Wednesday, March 07, 2007

REINVENTANDO A VIDA II


Do outro lado da linha, uma voz fria, tensa e preocupada. Em segundos escuto a resposta para o que está tirando meu sono há dias. De forma rápida, a mensagem ecoa em meus ouvidos: no momento, o melhor e único tratamento que vamos tentar, é darmos a melhor qualidade de vida para o resto da vida.

Meu chão desaparece. Rapidamente sinto que a vida é feita de milhares de momentos que são empilhados no tempo. Como num filme, inúmeras cenas passam rapidamente pela minha mente. Lembro de ajudar e ser ajudado. Lembro de dar as mãos. De dar e ganhar presentes. De dar preocupações. Dar alegrias e tristezas. Os inúmeros abraços de despedidas e os milhares beijos de boas–vindas. Fomos à festas, fizemos churrascos, viajamos e bebemos vinhos. Jogamos cartas e tomamos banhos de mar. Aprendi e ensinei. E, principalmente, sei que ter tantos momentos juntos foi um privilégio.

Nos últimos dias, de forma imensamente solitária, estou convivendo com essa verdade que não consigo acreditar. E agravada pela responsabilidade de dizer para alguém que vida está no fim. Durante as noites, enquanto as pessoas dormiam, eu corria pelas ruas da minha cidade. Precisava respirar. Precisava fugir das paredes da minha casa. Precisava escutar o silêncio das ruas interrompido, eventualmente, por lágrimas que me dava o direito de derramar. Tentei postar, mas desisti. Não quero ser sensacionalista. Quero falar da Vida e não da falta dela. Meu Deus que missão cruel.

Acho que foram esses eternos segundos, que me deram a lucidez e a coragem. Aprendi muito. E, solitariamente, comecei a cumprir a missão mais dolorosa de minha vida: reinventar a vida para meu pai. Consegui. Sei que fiz ele feliz mais um pouquinho. São mais momentos que poderão ser guardados em nossos corações.

Desculpem pelo post. Obrigado pelo carinho dos amigos que já sabiam desse assunto. Meu pedido: Parem de fumar.

Joguei algumas coisas para o alto. Hoje pego um avião para passar alguns dias num marzão maravilhoso com meu pai e minha mãe.

Não podia deixar passar. Para minha mãe, mulher do meu coração e para todas outras mulheres da minha vida:

Mulher é muito mais que TPM ou maternidade.
É muito mais do que vestir rosa ou esconder a idade.
Mulher é a vontade de mudar. É ser insatisfeita e viver nos extremos.
É desejar não sentir a angústia do médio ou do morno. A culpa não é dos hormônios nem do menor número de neurônios. A culpa, ou melhor, o mérito é genuíno. Vem da inquietação de ter nascido em um corpo que sempre sente, com olhos que muito vêem e com coração que por tudo pulsa.
Até a palavra mudança é um substantivo feminino. Mulher muda a cada mês, questiona a cada dia, e ainda bem, vive e cria a toda hora
.

7 comments:

| D! said...

Meu Amor.. O Que Posso Te Desejar Além de Muita Força.. Oque Posso eu querer dizer Diante de um desabafo destes..? sei que sabes De minhas Inquietações quanto a esta Situação.. No Demais.. Fico Novamnete na corrente, Vibrações mais do que positivas e Um Fim de Semana perfeito é O Que Te Desejo..

Beijos do Guri SunShine..

PS: Sua Praia está Linda.. Adoro me irradiar por aqui, Com sua energia, sempre serena e avassaladora.. Sem Mais.

Cara Imperfeito said...

Poxa cara,
Não tá explícito o que houve, mas não parece ser uma coisa fácil.
Espero que no final dê tudo certo!
Não precisa se desculpar pelo post, entre outras coisas, aqui cabe SIM um espaço para o seu desabafo.
Abraço, tenha ótimos dias!

Râzi said...

Há mais ou menos uns 5 anos perdi meu tio com um câncer no pulmão. Era meu padrinho. Apesar dele fumar, a doença foi provocada por cimento amianto. Ele trabalhou em uma fábrica de caixas d'água e telhas por mais de 27 anos. O câncer se generalizou e em dois anos ele partiu. Foi uma das maiores dores que eu senti na minha vida. Doeu tanto quanto perdi minha avó...

A gente sabe que uma coisa nos marcou quando, mesmo depois de anos, as lágrimas ainda nos vêm aos olhos quando nos lembramos. Não chore agora. O tempo das lágrimas ainda vai vir. Sorria. Muito. Sorria pra ele. Ame. É tudo o que vc pode fazer e é a única coisa certa a ser feita... apesar de difícil.

Meu lindo, acho que a dor da perda de alguém que amamos não tem comparação. Muita força pra vc.

Se precisar de algo, não pense duas vezes em avisar.

Um grande beijo.

FOXX said...

amigo,
pelo jeito problemas graves
se aviziam...
mas saiba q estamos aqui
qndo precisar rir um pouco
ouvir uma palavra amiga
ou só um ombro pra chorar
estamos aki...


=/

Anonymous said...

puta meu amigo nao tava sabendo....

eu sumi mesmo me desculpa?

rosinha, sinta meu abraco ai ta?

amanha te mando email direito

beifo e abraco

Oceanmar said...

Galera. Obrigado. Vou adiante. Nâo preciso escrever nem pedir. Sei o carinho q tenho de vcs. POst novo ae em cima para mudarmos. Bj

O Rei do Drama said...

oh querido. sinto tanto!
perdi meu pai faz 15 anos e eus ei a falta q ele me faz. nao tneho nem o que dizer, mas se vc colocar sua mão direita no omoplata esquerdo e a mão esquerda no omoplata direito e tentar fazer com que elas se encontrem....














... bem, aí vc recebeu meu abraço. :)