Sunday, July 29, 2007

Liberdade


Hoje estou escrevendo esse texto a moda Poison, ou seja, com algumas taças de vinho na volta de mim. Mas com o frio que faz nessa noite, após um fim-de-semana congelante, certamente não existe opção melhor. Acho que o Lê (do Raizi ) deveria ter conhecido Porto Alegre nesses dias, assim certamente ficaria mais impressionado com o frio que anda fazendo.

Nos últimos dias andei lendo alguns posts que repetem uma miopia sobre a liberdade. Essa conversa de que arranjar um bom emprego para morar sozinho é sinônimo de liberdade, vivendo e sentindo o que quiserem pois não precisarão explicar nada para ninguém. Será?

Quando eu tinha 19 anos (tá, sei que faz tempo!) tive a oportunidade de morar 01 ano fora do Brasil. Primeira vez para quase tudo naquele ano: viajar de avião, trabalhar, estudar em outro país, lavar roupas (todas as roupas!), controlar a grana, etc. Numa época em que não existia Internet, blog, webcam, cyber, email, celular, na minha cabeça eu teria a liberdade para fazer tudo que não podia fazer na casa dos meus pais. Festas, bares, amigos novos, bebidas, etc. Um grande equivoco. Tinha vizinhos, tinha colegas, tinha chefe, tinha o dono da fruteira, tinha um mundo de pessoas que me controlavam além do que eu imaginava. Na noite que cheguei de viagem, após abrir malas e presentes, meu pai sentou junto a mim e metralhou: “Tu é homossexual??”.

Tudo isso eu lembrei hoje num tradicional almoço em família. Meu sobrinho contava as aventuras de suas férias no Rio. Entre tantas coisas, o sucesso ficou por conta do ótimo Hotel que ficaram em Ipanema, perto da praia, restaurantes, lojas, etc. O grande problema que estava cheio de “gays”na volta. De forma caricata começou a contar de homens andando de mãos dadas, beijando-se, caçando, etc....Tudo isso reforçado pelos pais dele. Putz!!!!! Naquele minuto também lembrei de muitas outras coisas. Lembrei de meus amigos blogueiros que moram no Rio, lembrei de meu afilhado Aventura que tem filhos nessa idade, lembrei da história da mãe do Poison, lembrei de meu amigo Bro que sabe do meu dissabor com esses almoços.

Confesso que não fiquei nervoso por mim. Quebrando a cara tive que descobrir que somente poderemos viver algum estado de liberdade quando conseguimos vencer os preconceitos íntimos das nossas opções. Mas confesso que fiquei muito entristecido pelo adulto que será o meu sobrinho.

14 comments:

FOXX said...

ai
pior que depois q o estrago tá feito
pra reverter...

| D! said...

Bobo.. Saudades de te Ouvir..

Minha Mãe na ùltima visita em minha casa, cogitou a questão homossexualismo, eu me esquivei, Afinla Não Que queria me esconder, mais sou inconstante.. não sei se isto é Para uma Vida toda.. entende?

E quanto ao seu sobrinho... Hum.. lamento.

E detesto lavar roupas..d etestooooooo

Calouro said...

E aee Ocean.. blz?!!!

Qt ao post, velho, o maior preconceito que existe contra a gente é o nosso mesmo! Depois que vc consegue se superar, o resto fica muito mais facil!
Qt ao lance de familia, é foda mesmo! Os comentários e tals! Mas sabe o que eu penso?

To estudando, procuro cuidar da minha vida de uma forma saudável, tentando melhorar sempre, para que eu não tenha que aguentar olhares de deprezo por parte dos outros, mas sim de admiração saca? Sem preconceitos contra as outras profissoes, mas no meu caso por exemplo: eu não vou ser aquela bicha, cabeleireira, ou afeminada cheia de trejeitos... vou ser um médico respeitável, de preferencia bonitoo rsrs.. e pretendo ouvir muitos "ai que desperdicio, pena que é gay" de muita gente kkkkkk
Nao sei se vc entendeu??!!

Não sei se vc percebeu, mas pra nos gays, sem Ser arrogante, temos que ser "os melhores" pra receber admiração! Não basta ser só mais um!

E as pessoas conhecendo o nosso carater, vão acabar mudando o pré-----conceito por eles adquiridos de uma forma impensada até (obstusos kkkk)

Enfim.. filosofei kkk abçs

AVENTURA said...

Olha que esse animal do Calouro falou muita coisa em poucas linhas e eu só tenho a assinar embaixo.

A primeira liberdade que temos que ter é conosco mesmo, somos nossos próprios algozes, como bem disse em um post nosso vizinho Poison, carceiros de nossa propria prisão. Só depois que nos darmos alforia é que teremos realmente liberdade, a liberdade interna, pq externamente sempre seremos encarcerados pela realidade do viver em sociedade.

Sua benção padrinho!

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

Amigooooooooooooo! Blz? Olha,a vida ainda vai ensinar poucas e boas ao seu sobrinho... Fica preocupado não...
Bom, cherry, quero saber por onde vc anda, hein? E as conversas que vc teve com o foxx sobre meu post? Rsssss....
Beijos!

Poison said...

Welllllll....

Bom saber que continuo a ser citado por aqui... aliás não só eu, como a minha mãe... hahahaha!!!! Só vc mesmo!!! Agora vê se explica direito, ou vão achar que mamãe é "preconceituosa", né?? Hehehehe!!!

E sobre seu sobrinho... tadinho, vai ser um mala!!! Mas a culpa não é dele, não: a culpa é dos pais dele, da escola dele, dos amigos dele, do tio dele e se bobear até minha também!!! Quem sabe, sendo vc este homem inteligente, sensível e da mesma forma esperto e másculo, não consegue salvar esta alma mostrando que talvez os conceitos dele estejam "embaralhados"???

Se vc quiser, vc consegue!!!

Abraços!!!

Latinha said...

Pootz... escrevi um comentário, mas na hora de enviar deu erro 8(

Mas tudo bem... em "resumo"...
É duro perceber que o preconceito as vezes está mais perto do que pensamos e principalmente quando se manifesta em pessoas por quem temos grande consideração.

Espero que não tenhas congelado nesse friozão e que esteja bem. Grande abraço e uma ótima semana!!!

Râzi said...

Meu lindo, meu lindo, fiquei confuso!
Seus pais sabem de vc e sua familia naõ?
Ou vc negou?

Caramba!!! Que post mais doideira foi esse! Vc tem que beber mais vezes, menino! Hauahuahauahu!


Beijão! Te pego qq dia desses no MSN!
:D

Anonymous said...

Também não sou chegado nesses almoços em família. Quando sou obrigado a comparecer a um, venho embora na 1ª oportunidade que tenho.
Quanto a ter que morar sozinho pra ter liberdade, depende muito da situação. Se você mora com pessoas legais, que não ficam 24 horas seguidas reclamando e cobrando coisas de você, aí dá pra ser livre morando com alguém. Mas de outro modo, acho que morar sozinha ainda é uma boa. Só que pra isso é preciso ter muuuuuito mais responsabilidade do que quando você mora com alguém, né? Mas não acho que ter responsabilidade seja perder a liberdade. E ter liberdade é uma prêmio que vale quase qualquer esforço. Pelo menos, na minha opinião.

Luiz Pep said...

De certa forma o Calouro disse o que eu iria dizer... então só me resta da um beijo!

Râzi said...

Saudades de vc!!!

Beijão!

Anonymous said...

Oi Ocean,
fiquei com a impressao q vc ia contar o pq do teu pai ter feito essa pergunta! ou melhor A pergunta!
espero q esteja tudo bem com vc, abraços
Dramma

Anonymous said...

por isso amo a familia que tenho, inclusive minha mãe...
me sinto um hetero com quase toda a liberdade que ja possuo, mesmo com incimodos, mesmo com situações desagradaveis
abraços
e ve se aparece rapaz