Monday, January 29, 2007

Manual de Instruções

Vamos aos tropeços, caímos e levantamos o tempo todo. Por vezes uma queda nos estraga por inteiro, física e espiritualmente, e levamos mais tempo para levantar, mas recuperamos e vamos em frente, porque o show da vida tem de continuar.

Dias atrás resolvi reler histórias infantis do Monteiro Lobato. Comecei pela maravilhosa história "Viagem ao céu". A leitura atual, evidentemente tem outro nível de percepção comparado ao tempo em que li esse livro na infância. Mas a magia do texto de Lobato nos envolve como leitores, criatividade e simplicidade são as tônicas principais, e o inigualável poder de síntese daquele excepcional contador de histórias nos leva a surfar pela infinitude do universo, no linguajar próprio de Emília, de longe a personagem que mais me atrai e com a qual mais me identifico entre todas as outras. Por seu inconformismo e pela autenticidade. As maiores "tiradas" do genial escritor são dedicadas a essa personagem o que me leva a acreditar que também ele tinha essa preferência.

Li também "O saci". Nessa história Pedrinho e o Saci mantêm conversa na madrugada de uma floresta escura e amedrontadora, onde povoam a mula sem cabeça, o Curupira, o Boitatá, a Iara, e outros. O Saci conta para Pedrinho que os sacis não lêem livros, pois já nascem sabendo de tudo o que precisam, da mesma forma que todos os animais e seres vivos da floresta. No meio do texto o Saci questiona: "quem é que disse que o mosquito logo ao nascer deve se alimentar do sangue das pessoas, preferencialmente dos que estão dormindo, e depois deve ir colocar seus ovos para que nasçam mais mosquitos?" O Saci mesmo conclui: "ninguém. O mosquito já nasce sabendo tudo o que tem de fazer, sem precisar ler livros, ao contrário de vocês humanos, que precisam ler muitos livros para aprender algumas poucas coisas".

Na infância aprendemos mais do zero ao sete anos, do que dos sete aos setenta, já juventude colocamos importâncias diferentes no nosso manual individual, e como nunca aprendemos com os erros dos outros durante a fase adulta, é que temos o imenso privilégio de sermos únicos. E é essaa diversidade humana que garante celebrarmos a vida além de comer comida e comer pessoas (sexo!!!!! né) eheh .

Meu Manual de Instruções certamente começaria pela mais importante descoberta da minha vida: viver todos os dias tudo que couber nos meus sonhos.
E você o que escreveria no seu Manual de instruções?

14 comments:

| D! said...

Uall.. texto Bom.. preciso pensar em como deveria ser meu manual de instruções.. Algo tipo aperte que cresce? Sorrisos.. saudades de Ti..

Poison said...

Olá.....!!!!
Voltei.....hehehe!!!!!
Hummm.... manual de instruções?!?? Com certeza, o meu deve ser em braille-coreano... hahaha... Mas isso tu já sabia, né, OcenMar???

Abraços!!!!!

Jaleco said...

cara... so digo uma coisa, e algumas poucas pessoas sabem e intenderiam... um dia explico...

SONHOS... minha palavra magica sabia?

obrigado pelos ultimos dias...

beijo se for de beijo e abraco se for de abraco

Morgana said...

Vou escrever meu manual de intruções... vou postar no blog e te aviso, ok?

Bjos!

FOXX said...

adoro lobato
adoro
li muito na infancia


tb vou fazer meu manual

Jaleco said...

seu lerdoooooo... vc nao ta na lista pq vc e' o amigo do email....

rsrsrs

afff... me add no msn...

beijo se for de beijo e abraco se for de abraco

Morgana said...

Pois é queridoooooo...
vou levar o pessoal de Manaus no coração mesmo...
Meus parentes todos ainda moram no RS, em Manaus só moramos meus pais, eu e meu irmão... ou seja, o sul é minha terra de origem... mas já moro em Manaus há 13 anos, então vc imagina que por mais que eu ame o sul e por mais que seja um dos meus sonhos voltar a morar nos pampas, como será difícil deixar os amigos de Manaus... mas não será pra sempre, pois eu prometi que virei sempre que puder para visitá-los!!!!!!!

=D

Obrigada pelas palavras!
Ah... vc é gaúcho???
Bjos!

Poison said...

Who is Olivia??????????????????

AVENTURA said...

Nossa seus textos levantam cada polemica em meus cerebro. Nunca parei para pensar no meu manual de instruções.
Só que que em algum lugar ele intrue-me a ser feliz, preciso saber ser isso está logo na primeira pagina.

Adoro seus textos, você foi eleito meu padrinho de blog (junto com o Bro e o Traipse. Foi lendo seus textos, histórias e os deles, que tomei coragem de abrir o meu.

Padrinho tem que cuidar tb tá, rsrsrs.

Um abraços vizinho, ops, padrinho (não tem que pedir a benção não né, risos)

AVENTURA said...

Meu e-mail é jovemaventureiro@gmail.com, tb é msn!!

Um abraço, padrinho!!

Blog Jotha Design said...

Eita, quem é vivo sempre aparece, gostei muito do post, como sempre, :D! Espero ler ver mais posts, tu anda muito sumido do blog hein.

bçao e se cuida...

Poison said...

Hum.....
Lembra do MSN?? Pois é... ainda existe!!!! Hehehe!!!!

Receceu ou não meu e-mail-bíblia???

Who is Penélope????

Hugs!!!!

Segredo said...

Nossa!! Nem esperava mais visitas suas!!! kkkkkk
Meu manual de instrução só tem uma frase: Seja feliz!!
Espero seguir direitinho e que vc tb seja muito feliz!!!!
Abraço!!

Luiz Pep said...

Uma coisa que pensei assim rápido, a gente faz o blog depois de meses lê o dito cujo, taí um manual!
Aí adicionei um link do meu blog para o seu, depois passa lá.