Friday, October 06, 2006

O tempo de cada um !!!

Vou me arriscar e perguntar: cadê o tempo de cada um.
Acho que os trinta anos é um marco na vida de todos nós. A famosa Revolução Saturno, que começa antes e termina depois, mas tem seu ápice muito próximo aos 30. Já passei por isso, já deixei meu ascendente tomar mais conta de mim. Mas ainda sinto uma pressão assustadora do mundo sobre nossas vidas. Outro dia li que a evolução tecnológica dos anos 90 fez essa década valer como uma era !!! PQP. É isso. O mundo acelerou e gerou um descompasso com a velocidade interna das pessoas. Hoje temos que aprender a gostar e desgostar de forma tão diferente como na minha adolescência. Isso não é justo!!! Amamos e desamamos em segundos. Com a mesma facilidade com que acessamos um novo site, obviamente sem muita paciência em aguardar as imagens pesadas. Queremos o imediatismo. Queremos o rápido, porque certamente poderemos ter mais um outro amor na seqüência para acessar. Escrevo isso consciente que estou no mesmo universo real de todos. Mas quero saber onde está nosso tempo??? Onde está o olho olhando no coração da outra pessoa, onde está a química da pele, onde está o calor dos lábios, onde está o toque dos dedos, onde está a emoção das descobertas. Nada disso é mais princípio para as relações que construímos. Sei lá. Não posso julgar e nem quero ser julgado. Apenas queria ter isso mais presente, sem ser pego de surpresa quando leio alguns blogs e comentários sobre o amor e o tempo de cada momento. Minha vida (ou nossas!!) é pressionada a esquecer que nosso intimo não pode ser acelerado numa conexão de banda larga e que não podemos ressetar nossos sentimos de forma mecânica ou calculada. Esquecemos que também somos feitos de emoções, não somente de razões. Quando deixamos de exercitar isso, perdemos o equilíbrio. Perdemos o senso do que queremos ou do que podemos. Para as gerações que já nasceram com o sexto sentido, o virtual, talvez esteja navegando em cima de muita bobagem. Mas os trintões sabem o que falo. Acho que redescobrir a velocidade pessoal pode ser o caminho de grandes alegrias. Era isso.

14 comments:

Blog Jotha Design said...

E ae cara, olha, adorei o post, mas assim, nós estamos assim pq aprendemos a ser práticos, e que a vida é curta, e temos que curtir, nao acho isso errado, mas essa praticidade atrapalha um pouco mesmo, mas temo quye aceitar, pois a tendencia é ficar mais rapido isso tudo.

bção cara

Jaleco said...

acho que te intendo... cara... to confuso mas acho que isso nao importa... Queria te dizer que eu pessoalmente odeio internet e msn...alias, digo odiava... nunca acreditei nesta coisas aqui, blog e sala de bate papo... comecei com uma brincadeira que acabou ficando seria demais... Gosto muito daquela conversa da carapuca sabe? Principalmente quando ela encaixa direitinho na minha cabeca. Busco exatamente o toque nos dedos e o olhar no coracao que voce disse no post, por um acaso o meu inicio foi aqui nessa "merda" de net, mas nao vai ser o fim nem tudo... Nao sou trintao, mas to quase la, kakaka nao quero errar sempre e muito menos acertar sempre... Mas preciso dar um passo de cada vez...
vixxe... intendeu alguma coisa? continuei confuso cara... assim... aparece depois pra me dizer se intendeu alguma coisa ta? to meio aereo aqui ta? querendo pisar em terra firme... rsrsrs
beijo se for de beijo e abraco se for de abraco

Anonymous said...

Meu caro Mr Oceanmar:

Parabéns pelo texto mais uma vez: irretocável!!!!

Bem... curisamente (ao meu ver) o "tempo de cada um" está guardado dentro de nós mesmos e também solto por aí... à espreita do nosso primeiro descuido para se materializar bem diante dos nossos olhos!!! Hein?????? Como assim????? Calma... calma que eu explico: dentro de nós porque na real mesmo só cabe a nós mesmos encontrarmos e nos permitirmos vivenciar esse "tempo"; e a espreita porque às vezes viver o nosso tempo depende dos tempos das outras pessoas e situações que nos envolvem... por exemplo um workaholic que só pensa em lucros e dividendos pode ser surpreendido por algum carinha zen "paz e amor" e se descobrir tão apaixonado a ponto de largar tudo e ir vender artesanato na praia (ou seja, o tempo de um dependia do tempo do outro)... meio confuso, né??? Hehehe!!!! Mas para mim "livre arbítrio" (para decidir o nosso tempo) e coexistência (para saber transar o nosso tempo com o dos outros) são as palavras-chave desse jogo! Não duvido e nem questino sobre o fato de que o avanço tecnológico tem sido um fator determinante para a banalização das relações e dos sentimentos... mas fazer o que se esse foi o tempo que nos foi reservado? Eu prefiria muito mais viver nos anos 20 ou nos anos 50, mas a nós foi dada a oportunidade (e porque não dizer o desafio) de desbravarmos a era das selvas de pedra e dos corações árticos. O lance é conseguir se "domesticar" por fora aceitando os ritmos, as pressões, os prazos e as pessoas cada vez mais predadoras mas de alguma forma manter vivo e aceso dentro de nós o instinto nativo e selvagem... esse sentimento é que ainda faz o coração acelerar quando sente o toque, o gosto, o cheiro... é esse lobo que vive dentro de nós que faz sentir falta de uma vida mais REAL e menos "digital"... Com certeza vou ser "apedrejado" agora, mas garotos acordem enquanto em tempo: essa vida de chat, msn, blog, flog, orkut, internet e escambau é muito boa enquanto mantivermos claro em nossa mente que é BOA mas que não é a vida de VERDADE. Pelo menos não é a MINHA verdade. Que cada um encontre a sua. A minha verdade é encontrar você à espreita em alguma esquina. Minha verdade é o banho de chuva à caminho da praia. Minha verdade é um vislumbre, um devaneio, um livro que li, uma música que ouvi ou um beijo que roubei. Minha verdade é dar tempo para que meu tempo me encontre!!!

Poison escreve, escreve, escreve, confunde todo mundo, desvirtua o post do dono do blog e termina sem dizer nada... vai ver a verdade é que só enrolo... hahahaha!!!!

Abraços!!!!!

Oceanmar said...

Bi. Acho legal sua participação. Gosto de teus comentários, pois são dessa galera mais jovem. Vlw.
Jaleco. Claro que entendi sua opinião. E fiquei feliz em ver que meu post ajudou a refletir sobre a fase que tu tá vivendo. Certamente qdo o dia chegar (faltam 03) tu vai avaliar melhor e poderá estar menos confuso. Ne?
Poison. Sua participação é sempre um show pirotécnico de palavras. Certamente aprendemos sempre com sua opinião. Realmente descobrir as verdades talvez seja muito importante, mas talvez descobrir como mantê-las vivas no nosso dia-a-dia tenha a mesma importância. Pode dar uma dica disso tb?

Unknown said...

fala ocean!!! Cara nem vo comentar mto pelo post que fala tudo que eu tava pensando, porque acabei de cometar ^^, e ja falaram.. hehe
teh+ cara!

Bro said...

Cara, acho que o auto-conhecimento dita nosso tempo. Só a partir dele que nos encontramos no meio desta era louca em que vivemos. Mas curto essa rapidez. Não vejo-a como uma coisa negativa. Gosto das possibilidades da chamada "era da informação". Às vezes é bom andar acelerado. Abç

Anonymous said...

Oi...

Só para marcar presença neste blog marítimo... hehehe!!!!

Boa segunda-feira!!!

Abraços..

AVENTURA said...

Ocean!

Muito bom esse seu post, estava também pensando neste assunto e o quanto o mundo virtual é rápido e nos prende. Blog, e-mail, msn, intenet, flog, videos, e tantos outras coisas que nos tiram do dia a dia' real, até onde vale tudo isso, ainda não tive resposta.

Eu já estava incomodado com essa vida virtual, e claro, já estou me modificando. Não troco dois goles de cerva gelada e um papo 1000, por 3 horas de internet nem a pau, kkk!!

Grande abraçoe parabens pelo post!

Anonymous said...

Oi...

Primeira vez que eu, Guilherme, venho aqui...

Adorei ler vc e ler o seu blog!!!

Parabéns!!!

Ah... comentei em outros posts mais antigos (só para o senhor saber)!!!

PS: Engraçado... tenho uma sensação de que já nos esbarramos por aí...

Abraços!!!

Traipse said...

Kara,

Mto bom o post... concordo com gde parte do q expressou... só gostaria de acrescentar q a koisa gélida da Net afeta mais o pessoal com orientação sexual semelhante à nossa. Digo isso pq me comunico via micro há 23 anos, portanto, mto antes da Net, e em todas as outras áreas, as pessoas se encontram, se reunem, saem juntas, viajam juntas, ou seja, o contato não fica limitado ao mundo virtual, mto pelo contrário. O virtual serve como uma espécie de ponte para o real, onde o interesse maior é fazer amigos.

Houve tempos em q a minha turma virtual viajava Brasil afora para se encontrar mensalmente, pra uma pizza, um papo, um chopp!!! Hoje, vejo meu filhote, nos seus 20 aninhos, fazendo o mesmíssimo!!! Eles se conhecem via Net, viajam pelo Brasil para se encontrarem e viver momentos incríveis... momentos q são registrados com a ajuda da tecnologia e guardados para todo o sempre!!!

Então, como disse, acho q essa koisa fria só está presente nesse nosso, digamos, submundo virtual (de bi e homossexuais?).

Taí minha opinião.

Beijaço.

Calouro said...

mew..... assim...vc tá viajando heim!!! rsssssssssss.. o jaleco tá longeeee no momento.. vai demorar um pouquinho pra ele chegar.. uns 20 dias.. mas daki a pouco to com ele de novo!!! quem me dera se agente estudasse, trabalhasse juntos.... seria perfeito!! mas assim... eu sou academico e ele já é medico rsrs.. Esse lance de tempo é bem interessante, pq a gente sempre quer o agora e o já, mas no entanto não é assim que funciona.. é bom nem se ligar nisso, pq na hora que tiver de ser, vai ser!!! abçss mlqqq

O Rei do Drama said...

lembra quando a gente conversou sobre isso?
Eu fico me perguntando pra q serviu computador, celular, palm top, lap top? Nossa vida virou um inferno, escravos da tecnologia!!!
eu hj naod ecoro mais nenhum numero de telefone, coisa q eus empre decorei, mas por enquanto ainda decoro datas de aniversário!
E eu sou geminiano, ja viu que imediatista é meu sobrenome.
por isso nunca aprendi a desenhar. quero as coisas agora, e logo. ;)

Jaleco said...

CARA KD VC? c viu que lindo do meu caloro? rsrsrs aqui... fala se ta vivo pelo menos

| D! said...

Não havia COmentado este post..
|
Mais.. Entendi ele Todo.. Interessante realmente este imediatismo.. Amamos e deixamos de amar de um Post ao Outro.. Muito Interessante, levando-se em conta que nem sempre conseguimos oque queremos..
|
Enfim Amenidades de um MArcelo viajante em uma sexta-feira.. pra lá de interessante!
|
Beijos e se joga!