Monday, January 29, 2007

Manual de Instruções

Vamos aos tropeços, caímos e levantamos o tempo todo. Por vezes uma queda nos estraga por inteiro, física e espiritualmente, e levamos mais tempo para levantar, mas recuperamos e vamos em frente, porque o show da vida tem de continuar.

Dias atrás resolvi reler histórias infantis do Monteiro Lobato. Comecei pela maravilhosa história "Viagem ao céu". A leitura atual, evidentemente tem outro nível de percepção comparado ao tempo em que li esse livro na infância. Mas a magia do texto de Lobato nos envolve como leitores, criatividade e simplicidade são as tônicas principais, e o inigualável poder de síntese daquele excepcional contador de histórias nos leva a surfar pela infinitude do universo, no linguajar próprio de Emília, de longe a personagem que mais me atrai e com a qual mais me identifico entre todas as outras. Por seu inconformismo e pela autenticidade. As maiores "tiradas" do genial escritor são dedicadas a essa personagem o que me leva a acreditar que também ele tinha essa preferência.

Li também "O saci". Nessa história Pedrinho e o Saci mantêm conversa na madrugada de uma floresta escura e amedrontadora, onde povoam a mula sem cabeça, o Curupira, o Boitatá, a Iara, e outros. O Saci conta para Pedrinho que os sacis não lêem livros, pois já nascem sabendo de tudo o que precisam, da mesma forma que todos os animais e seres vivos da floresta. No meio do texto o Saci questiona: "quem é que disse que o mosquito logo ao nascer deve se alimentar do sangue das pessoas, preferencialmente dos que estão dormindo, e depois deve ir colocar seus ovos para que nasçam mais mosquitos?" O Saci mesmo conclui: "ninguém. O mosquito já nasce sabendo tudo o que tem de fazer, sem precisar ler livros, ao contrário de vocês humanos, que precisam ler muitos livros para aprender algumas poucas coisas".

Na infância aprendemos mais do zero ao sete anos, do que dos sete aos setenta, já juventude colocamos importâncias diferentes no nosso manual individual, e como nunca aprendemos com os erros dos outros durante a fase adulta, é que temos o imenso privilégio de sermos únicos. E é essaa diversidade humana que garante celebrarmos a vida além de comer comida e comer pessoas (sexo!!!!! né) eheh .

Meu Manual de Instruções certamente começaria pela mais importante descoberta da minha vida: viver todos os dias tudo que couber nos meus sonhos.
E você o que escreveria no seu Manual de instruções?